É por meio da apreciação artística que o indivíduo desenvolve e acentua o seu poder de percepção, criatividade, imaginação e assim amplia a sua capacidade de leitura do mundo. E quando este contato acontece ainda na infância é possível que se torne mais crítico e sensível. Por isso, as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Cruzeiro do Sul visitaram na manhã de ontem (22/08) na galeria de artes da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) a exposição do artista plástico Marcelo Tanaka. Para a maioria delas, a primeira vez que estavam frente a frente a uma obra de arte ou mesmo visitando uma galeria.
A coordenadora da Galeria de Artes da FCC Cristine Gomes ressalta que o local está aberto para agendamento e visitação de escolas e CEI’s. Segundo ela, a unidade escolar tem papel importante para inserir a criança ou adolescente no contexto artístico e por isso, as portas da FCC estão sempre abertas. Basta agendar um horário ligando para o número 3445-8840, das 12h30min às 18h30min. Quando as turmas chegam, recebem explicações sobre as obras expostas e aprendem a se comportar dentro de uma galeria e criar o hábito cultural.
A diretora do CEI Maria Beatriz Unger enfatiza que foi uma experiência de grande valia para os pequenos, que chegaram muito impressionados com a obra de Tanaka. Ela explica que as professoras trabalharam um projeto pedagógico sobre artes que culminou com a visita. “As crianças gostaram tanto que pediram para retornar”, disse. A tela que mais chamou atenção foi a que tinha cheiro de mel. Trata-se de uma obra da nova série do artista, utilizando a encáustica, uma técnica milenar feita com cera de abelha.
Secom: Patrícia Nonnenmacher – 9154.1015