Moradores e turistas podem apreciar a partir de hoje (28) o mais novo ponto turístico de Criciúma. Todos os dias, das 9h às 17h, será possível conhecer um pouco da história que alavancou o desenvolvimento econômico da cidade e viajar pelo interior de uma mina de carvão, na mina de visitação Octávio Fontana, localizada no bairro Naspolini, que foi inaugurada pelo Governo do Município, em parceria com o Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) e o Governo do Estado.
Durante a cerimônia de inauguração que teve na abertura a benção do Padre Samiro Meurer, mineiros e escolhedoras de carvão foram lembrados e homenageados. O prefeito Clésio Salvaro disse que a obra vai servir para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de conhecer uma mina. "Por tudo que a extração do carvão representou e representa para o desenvolvimento de Criciúma, nós construímos este ponto turístico. Por um certo período foi este o maior meio econômico da cidade", disse ele.
Completando seu discurso, o ex-prefeito de Criciúma e diretor do Siecesc engenheiro Ruy Hulse destacou que através desta mina será resgatada uma história centenária, que é a da extração do carvão. O mineiro Fiorindo Fontana, filho de Octávio Fontana falou em nome da família e aproveitou a oportunidade para agradecer pela homenagem feita ao seu pai. "Estamos muito felizes em estar aqui esta noite, nesta grande festa feita para abrir a mina que leva o nome do pai. Para que isso pudesse acontecer, foi necessário que todos percebessem que ele era uma pessoa de bem", pontuou emocionado.
Texto: Kênia Pacheco/ Milena dos Santos
Fotos: João Pedro Alves/ Lucas Sabino
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br