A mostra "Entre", do gaúcho André Venzon, prossegue na Galeria de Artes da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) até a próxima sexta-feira (27/06). Quem ainda não conferiu pode visitar de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h30min. Agendamento para visita monitorada fora do horário convencional pode ser feito no 3445 8841.
O artista - formado em arquitetura - busca, a partir de suas memórias, os lugares de sua cidade que estão desaparecendo em meio ao conturbado progresso e faz o contraponto criando novos lugares, reais ou virtuais, estabelecendo novo diálogo entre público e cidade. Os lugares/não-lugares na poética de André Venzon são construídos em madeirite, tapumes de construção. Fotografias, vídeos, objetos e luzes complementam as obras.
De acordo com a coordenadora da galeria de artes da FCC, Cristine Nasário Gomes, um público expressivo já passou pela exposição. Contudo, a concentração é de grupos escolares. O último deles foi o 3º ano da E.M.E.I.E.F. Marcílio Dias San Thiago, da Vila Manaus. Acompanhados pela professora Joana Valéria Espíndola, os 38 alunos tiveram uma aula diferente. "Cada um fez uma interpretação do que presenciou e tocou. Em sala de aula, reproduziram para os demais colegas o que vivenciaram na mostra", informou a professora. Segundo ela, a visitação só foi possível porque a prefeitura de Criciúma disponibilizou um ônibus. "Se não fosse dessa forma não teríamos aula numa galeria de artes, local que muitos nunca tiveram acesso", disse. Uma parceria entre Secretaria de Obras - por meio do pátio de máquinas - e Galerias de Artes Municipais vai disponibilizar transporte gratuito para alunos da rede municipal visitarem exposições.
Secom: Saimon Novack