Para incentivar a cultura regional e valorizar a cidade de Criciúma é que o projeto “Tour Cultural conhecendo Criciúma” foi criado. Trata-se de uma parceria entre Fundação Municipal de Cultura (FCC) e secretaria do Sistema de Educação, iniciada em abril de 2012, com os alunos do quarto ano da rede municipal de ensino. A iniciativa visa levar as crianças nos pontos turísticos da cidade, para que desta forma elas possam conhecer e valorizar mais o município onde moram.
Conforme o guia do Tour, Ismail Ahmad Ismail os cinco passeios já feitos desde o inicio das atividades foram bem aceitos pelos alunos. “Estamos tendo resultados bem positivos, pois além do passeio, o contexto histórico cultural da cidade é levado adiante. Desta forma todo bate papo que é feito durante o passeio é trabalhado pelos professores em salas de aula”, explica Ismail.
Para secretária do Sistema de Educação, Olnete Bez Fontana quando o conteúdo dado em sala de aula é levado para rua, o aprendizado é garantido. “Estudar não se restringe apenas nas quatro paredes da sala de aula, pois o assunto fica muito restrito, mas quando é discutido a cultura em campo, o aprendizado se torna inesquecível”, afirma a secretaria.
Ela avalia que quando as crianças acompanham o desenvolvimento da cidade, quando se tornam adultas, o que para elas é cultura, passa a ser a história de suas vidas.
Usuários dos CRAS também farão visitas aos pontos turísticos
A partir desta quarta-feira (9) o projeto Tour Cultural Conhecendo Criciúma se estende à secretaria do Sistema Social, proporcionando o passeio também para usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
De acordo com a secretária do Sistema Social de Criciúma, Naiany Colombo Dias, a iniciativa busca oportunizar não só àqueles que frequentam os Cras, mas também seus familiares. Ela explica que cada pessoa que frequenta os centros pode levar algum familiar, até preencher vaga no ônibus.
“Nesta quarta-feira é o dia do Cras do Bairro Tereza Cristina. Serão 50 pessoas que farão o passeio durante a tarde. Os nossos frequentadores estão ansiosos. Esperamos que seja um sucesso”, conta a secretária.