É inegável que a internet se firmou como fonte de pesquisa, leitura e lazer para adultos e crianças. Contudo, ainda não há o que substitua a boa e velha biblioteca: um lugar silencioso onde estão guardadas e disponíveis inúmeras obras, que vão de livros a mapas, passando por muitos outros tipos de documentos raros. Com mais de 20 mil volumes à disposição, a Biblioteca Municipal Donatila Borba - localizada no complexo Centro Cultural Santos Guglielmi - dispõe de tudo isso e mais um pouco. "E o mais fantástico, sem custo", ressalta a coordenadora da biblioteca, Delasir Darolt.
Além dos títulos de diversos gêneros, o local conta ainda com computadores para pesquisa e um espaço para crianças. "Trata-se do Espaço Literário Infantil, uma sala voltada à leitura e diversão da criançada, com móveis, brinquedos, livros adequados para a faixa etária. O objetivo primordial do lugar é familiarizar os pequenos com os diversos materiais que poderão enriquecer suas horas de lazer e conseqüentemente incentivar a leitura", diz Delasir.
Segundo ela, atualmente 4 mil pessoas estão cadastradas e têm acesso ao acervo. "O cadastro lhes dá o direito de retirar dois livros, que podem ficar fora durante 10 dias. Caso o leitor precise de mais tempo ele tem a alternativa de renovar o prazo", informa. Para ser um associado à Biblioteca Municipal basta comparecer no local munido de carteira de identidade, uma foto 3x4 e comprovante de residência. "E ser munícipe de Criciúma", observa Delasir.
Diante de prateleiras lotadas, de páginas inteiras preenchidas de histórias, o estudante Luis Carlos Marcolino, de 37 anos, passa horas e horas a escolha de um título. Associado a Biblioteca Municipal há dois meses, recorre ao local sempre que precisa de um livro didático. "Nem todos os volumes que os professores sugerem se encontram na biblioteca da faculdade. Na maioria das vezes recorro à municipal e normalmente os encontro, sem custo", enfatiza.
Ajude a ampliar o acervo
Hoje o acervo da Biblioteca Municipal é composto por mais de 20 mil volumes. De acordo com a coordenadora da biblioteca, Delasir Darolt, o espaço literário tem aumentado o número de títulos com as doações realizadas por empresa e pela população em geral. "Gostaríamos de agradecer a toda a população que dá essa ajuda. Mensalmente recebemos livros e isso permite o enriquecimento da coleção pública".
Delasir pede a colaboração dos escritores criciumenses para que disponibilizem suas obras para servirem de fonte de pesquisa. "Em nossa cidade há grandes autores, contudo temos poucas obras regionais no acervo. Qualquer doação será muito bem-vinda", ressalta.
Interessados em contribuir com a ampliação do acervo devem ligar para 3431 0035. O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h30min às 17h30min.
Secom: Saimon Novack