Onze minutos e quarenta segundos foi o tempo percorrido pela réplica da locomotiva no Parque das Nações em um passeio realizado na tarde de hoje (5), em evento de apresentação à imprensa promovido pelo Governo do Município. No evento o prefeito Clésio Salvaro e o vice Márcio Búrigo mostraram detalhes da obra que deve ser inaugurada no dia 27 de setembro. A dupla sertaneja César Menotti e Fabiano está contratada para fazer um show ao ar livre e gratuito para a comunidade.
O Parque das Nações recordará a história do desenvolvimento do carvão na cidade, através do passeio que terá 680 metros no entorno do lago, dentro dos vagões da réplica da locomotiva alemã datada de 1920 com capacidade para 20 pessoas. "A pequena estação vai relembrar as memórias de Criciúma. Vamos ter um local onde as pessoas vão ter uma lembrança da cidade. É um momento de recordar o passado", diz o prefeito.
Uma estação intermediária funcionará como lanchonete e será uma parada da locomotiva. Um estatuto do parque será elaborado, o qual definirá o horário de funcionamento. Um maquinista e um instrutor devem ser disponibilizados pela Ferrovia Tereza Cristina para seguir viagem com os visitantes todos os dias. "Essa é grande opção que Criciúma tem para lazer. É um chamariz para que as pessoas visitem a cidade. A partir de agora, Criciúma passa a contar com um potencial em Turismo", garante Clésio.
O prefeito garante inclusive que nacionalmente reconhecido pelas minas de carvão, o município contará com a Mina de Visitação e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes além do parque como locais inclusos em um roteiro de turismo da cidade. O valor total da obra é de cerca de R$ 10 milhões. A área total é de aproximadamente 109 mil metros quadrados e está localizada na Avenida Centenário, esquina com a avenida Emílio de Souza e Gabriel Zanette.
Obra
No parque ainda serão construídos, pista para caminhada, um lago, ciclovia, chafariz, espaço para etnias, um palco coberto, um museu ferroviário, restaurantes, lanchonetes, além de, em um dos lados do parque, uma réplica da estação ferroviária que existia em Criciúma no ano de 1923, ano em que se iniciou o transporte de passageiros pela estrada de ferro no município.
Diretoria Executiva de Comunicação