Nesta quinta-feira (24/04), às 20 horas, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) promove mais um Café Concerto. O evento cultural - que dá espaço aos talentos da região e reúne admiradores de boa música, dança, poesia e exposições artísticas - chega em sua 25ª edição com o tema "Reggae: cultura e ritmo".
O gênero musical que tem suas origens na Jamaica será evidenciado por meio de imagens, textos e, sobretudo, som. De acordo com o diretor de artes da FCC, Carlos Ferreira, o músico visionário e revolucionário Bob Marley e a banda Dazaranha serão alguns dos homenageados da noite, no Galpão de Artes da FCC. Ferreira adianta que, o público vai contar também com a apresentação da banda local Nazira Roots.
Ainda será feita uma releitura do reggae, que teve seu auge na década de 1970, quando este gênero espalhou-se pelo mundo com um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria serão os instrumentos musicais mais utilizados.
Todas as edições do Café Concerto são temáticas. Durante uma hora são desenvolvidas atividades artísticas sobre o tema. Na seqüência, ocorrem lançamentos de livros, CDs, exposição de artes, desfiles. Nesta edição, a escritora Cármen Neves lança Castelo dos Desejos, seu terceiro livro e segundo romance.
As edições do Café concerto ocorrem na última quinta-feira de cada mês. A entrada é gratuita. Pessoas com aptidão para a música, instrumentos, recitação de poesias, entre outras modalidades artísticas, interessadas em mostrar seu talento, devem se inscrever pelo 3445 8840 ou comparecer na sede da FCC, que está localizada na Rua Cel. Pedro Benedet, 269, no Centro.
Fique por dentro!
Reggae no Brasil - Foi na região norte do Brasil que o reggae entrou com mais força. No estado do Maranhão, principalmente na capital São Luís, é comum a organização de festas ao som de reggae.
Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Bem Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, surgem vários músicos e bandas como Cidade Negra, Alma D'Jem, Tribo de Jah, Nativus e Sine Calmon & Morro Fumegante.
Secom: Saimon Novack