FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Público da Feira do Livro se curva à genialidade de Moacyr Scliar
Para os amantes das letras o nome Moacyr Scliar dispensa apresentações. Para Julian Ramos, de 10 anos, uma novidade a ser descoberta. "G
  • Data: 15/08/2008 - 04:10:00
  • Última Atualização:
  • Texto:
  • Foto:
$noticia->title

Para os amantes das letras o nome Moacyr Scliar dispensa apresentações. Para Julian Ramos, de 10 anos, uma novidade a ser descoberta. "Gosto muito de ler e nunca havia ouvido falar desse escritor, estou impressionado", relatou o  menino diante do conceituado autor de mais de 70 livros.   

Nascido em Porto Alegre (RS), na década de 30, Scliar formou-se em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), em 1962. No mesmo ano publicou seu primeiro livro. Médico dedicado fez especialização em saúde pública, no entanto, nunca deixou de lado sua grande paixão, além de cuidar dos doentes queria zelar pela alma.

"Ele possui um espírito humanitário incrível. Transmite carinho e afeto por meio da literatura. Acredito que suas obras sejam uma extensão de seu trabalho enquanto médico porque com elas repassa as pessoas carentes de atenção e carinho suas sábias palavras cheias de sensibilidade", descreveu o atento leitor criciumense Jorge Darós, 66. Fã de Siclair seu Jorge contou ao renomado escritor gaúcho que sempre acompanhou seus trabalhos, tanto os livros, artigos, como suas entrevistas. "Há mais de 20 anos leio suas obras. A Feira do Livro traz a oportunidade de entrarmos em contato com escritores, comprar livros a preços acessíveis e fazer com que jovens e crianças entrem em contato com o belo mundo da literatura."

Questionado sobre como se aprende a escrever, Scliar, que é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2003, deu a dica aos atentos estudantes que lotaram a Praça Nereu Ramos nesta manhã. "Leiam. Não importa se histórias em quadrinhos, lista telefônica ou bula de remédios. É com o hábito diário que aprimoramos nosso gosto. Não importa onde vocês começarão e sim aonde chegarão", afirmou.

Saiba Mais sobre Sclair:

É autor de mais de 70 obras. Tem traduções de seus livros em vários idiomas, entre eles, alemão, francês, espanhol, inglês, italiano, hebraico e sueco.

É colaborador da Folha de S.Paulo desde a década de.

Moacyr Scliar é hoje um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea. Os temas dominantes de sua obra são a realidade social da classe média urbana no Brasil e o judaísmo.

Entre suas obras mais importantes estão: "A História de um Médico em Formação" (1962); "A Guerra do Bom Fim" (1972); "O Exército de um Homem Só" (1973); "Mês de Cães Danados" (1977); "O Centauro no Jardim" (1980); "A Orelha de Van Gogh" (1988); "Olho Enigmático" (1988) e "A Mulher que Escreveu a Bíblia" (1999).

Secom: Daniela Niero
Fotos: Saimon Novack e Daniela Niero


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma