A instalação do Instituto Mazowsze do Brasil está a um passo de se concretizar. Amanhã (29), a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) Iara Gaidzinski, e o diretor presidente da Escola Mazowsze na Polônia, Jacek Kalinowski assinam em Varsóvia, o protocolo de intenções para a vinda da escola para Criciúma. O governador do Estado Luiz Henrique da Silveira participa do ato, que está marcado para as 10 horas (horário de Brasília).
Segundo a presidente da FCC, que já está na Polônia, hoje pela manhã ocorreu uma reunião com um advogado do Mazowsze, em que foi lido e discutido todo o documento que será firmado. "Alguns pontos foram acertados e ficou tudo da forma como nós queríamos", salientou. Ela acrescenta que, não só Criciúma e o Estado de Santa Catarina estão orgulhosos em receber esta escola, o sentimento é de reciprocidade. "Eles estão se sentindo lisonjeados com o pedido", observa.
Depois de formalizado o protocolo, a direção do Mazowsze deve trazer pessoas para auxiliar no processo administrativo da instalação, para que em março de 2009 seja inaugurado no município. Antes disso, técnicos culturais vêm à cidade fazer a seleção dos alunos e trazer o projeto, que deve ter os moldes da escola polonesa. Segundo Iara, o instituto cultural será abrigado no prédio onde funcionava a escolinha Pequeno Polegar, no Pio Corrêa.
"Para Criciúma a instalação do Mazowsze representa um marco, abre mercado, portas. É um convênio inédito que foca além da cultura, o aspecto social, já que é gratuita. Daqui a oito anos sairão de Criciúma profissionais da dança que poderão trabalhar em qualquer lugar do mundo com este diploma", ressalta.
Secom: Patrícia Nonnenmacher