O prefeito Clésio Salvaro teve um encontro na tarde desta segunda-feira (18), na sala de atos do Paço Municipal Marcos Rovaris, com os representantes dos seis projetos contemplados pelo Prêmio Cultura Criciúma. O repasse acontecerá nesta semana por meio do Fundo Municipal de Cultura. Segundo a diretora administrativa da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Kássia Vilain, o prêmio teve 19 trabalhos inscritos e passou pela avaliação de três pareceristas de fora do município.
Foram beneficiados e poderão colocar em prática os projetos da Associação Street Dance de Criciúma (ASDC) que teve duas coreografias aprovadas e serão apresentadas nas escolas municipais. O Grupo Folclórico Jubileu de Prata, Cultura Digital, Artes Visuais com trabalhos itinerantes e Danças Urbanas.
De acordo com a coordenadora do setor arte e cultura da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), AmalheneBaessoReddig, o projeto danças urbanas será apresentado em seis festas religiosas da cidade. “Esse é um dos lugares onde costumam ter palcos montados e o público é receptivo a apresentações culturais”, justificou.Cada projeto recebeu de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil para colocar em prática as ideias. O jornalista Antônio Rozeng também foi contemplado. A partir do blog “Notícias da minha rua” ele levará à escola do bairro Jardim Angélica, Professor Jairo Luiz Thomazi, durante quatro meses, a importância do jornalismo participativo.
Na oportunidade em que os autores estiveram reunidos na sala de atos com o prefeito Clésio Salvaro e o vice-prefeito, Márcio Búrigo, foi solicitado que o prêmio seja mantido nos próximos anos. A ideia é que seja elaborada uma lei de incentivo a cultura. Salvaro comentou que durante muitos anos a cultura e o turismo ficaram esquecidos, mas que a cidade está se despertando. Ele solicitou ao grupo que apresentem uma proposta para que seja avaliada e colocada no orçamento do município para 2013.