Contribuir para a formação de um público leitor mais crítico e consciente. Esse é o principal objetivo do projeto “Um dedo de prosa nas escolas – Circuito de Escritores”, que promove o encontro de educadores e alunos do Ensino Médio com escritores, para discutir sobre literatura e escrita criativa. A ação realizada pela Vila Cultural Cemitério de Automóveis, de Londrina, no Paraná, conta com o apoio da Administração Municipal, via Fundação Cultural de Criciúma (FCC). O evento ocorrerá no dia 1° de abril, das 14h às 18h, na Livraria Fátima, na Praça Nereu Ramos.
O projeto foi selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, e já atua há quatro anos em diversos segmentos da literatura. O autor Herman Schmitz, ministrante da oficina de escrita criativa no encontro, destaca que através das atividades realizadas no evento os estudantes conhecerão os bastidores da profissão de um escritor, além de melhorar o aprendizado na língua portuguesa.
“Vamos estimular os estudantes à leitura e ao ofício literário. Buscando resgatar ou simplesmente levá-los à figura mítica do escritor, como um elemento de ligação entre as pessoas e as ideias que direcionam a sociedade”, explica Schmitz.
Os alunos também participarão de um bate-papo sobre literatura com o escritor Marco Antônio Fabiani e ganharão o livro “Um Dedo de Prosa”, com textos de escritores que já passaram pelo projeto. As escolas interessadas em participar devem enviar e-mail para fccriciuma@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone (48) 3445-8841.