A Avenida Centenário, a principal via de Criciúma, com seus 13 km de extensão, faz ligação de uma ponta a outra da cidade. Milhares de carros trafegam diariamente pelo local, mas criar um dia para que apenas meios de transportes alternativos possam transitar consiste o objetivo do Projeto Ciclofaixa, que será promovido no próximo domingo (1).
O evento foi idealizado pelo Governo do Município, através da parceria da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes (ASTC) e Fundação Cultural de Criciúma (FCC). Neste dia, das 8 horas às 13h, serão destinadas duas pistas da Avenida Centenário, no sentido Centro-Próspera, exclusivamente para meios de transportes alternativos, em especial as bicicletas.
O percurso a ser utilizado terá inicio em frente ao Banco Safra e segue até o Parque das Nações. Apenas os ônibus que ligam os três terminais urbanos da cidade poderão transitar pelo local. As duas pistas da avenida estarão exclusivas para os participantes.
De acordo com um dos articuladores do evento, o vereador Silvio Ávila Júnior, a mobilização proporciona aos participantes mais do que a prática de exercícios físicos. “A ideia é oferecer aos cidadãos um momento de entretenimento e de lazer para todos. Além de incentivar as pessoas a usarem meios de transporte alternativos”, comenta.
Todo o percurso será devidamente sinalizado e com a presença dos Guardas Municipais. “Nós estaremos no local para orientar os motoristas a buscarem vias alternativas durante o horário da ciclofaixa. Mas garantir a segurança das pessoas é fundamental”, afirma o presidente da ASTC, Giovanni Zappelini.
Zappelini conta que serão 10 acessos interditados, que ligam o bairro São Cristóvão à Centenário. “Contamos também com a colaboração dos moradores, para se deslocarem através da Rua Almirante Barroso ou pela Avenida Gabriel Zanette”, destaca.