Criciúma participa da 7ª Primavera dos Museus, que ocorre entre os dias 23 e 29 de setembro e terá, este ano, a participação de 589 instituições, que promoverão 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do país. A programação este ano promove o tema Museus, Memória e cultura afro-brasileira.
Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), esta semana é sempre realizada no início da primavera, com os mesmo objetivos da Semana Nacional de Museus, com o propósito de mobilizar os museus brasileiros, discutindo com instituições e a sociedade temas da atualidade.
Para a coordenadora executiva da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc), Iolanda Romeli Lima, os eventos são importantes para lembrar a história. “Quando se fala em história do Brasil, não tem como não falar da cultura afro-brasileira, que influencia muitas coisas nos dias de hoje”, destaca.
Criciúma vem trabalhando em diversas formas para continuar preservando os patrimônios. “É muito importante discutirmos políticas públicas para a preservação de nossos museus e memoriais, para que estes espaços permaneçam vivos para as próximas gerações”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Sergio Zappelini.
A Primavera dos Museus oferece mais de três mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes.
Confira a programação completa:
De 23/09 à 27/09
Exposição: Por detrás do muro
Horário: 8h às 12h / 13h às 17h
Local: Museu Augusto Casagrande
23/09
Babalorixá Francisco de Assis da Rosa Moreno
Tema: A importância das religiões da matriz africana na cultura brasileira
Horário: 14 horas
Local: Livraria Fátima
23/09
Apresentação de áudio visual sobre a presença negra na construção da Ferrovia Teresa Cristina e nas carboníferas de Criciúma.
Horário: 8h às 12h / 13h às 17h
Local: Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi
De 23 a 28/09
Exposição: Quilombolas do sul: sujeitos e práticas
Horário: 8h às 17h
Local: Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi
24 e 27/09
Oficina: Criatividade com inspiração afro-brasileira
Professora: Juliana Natal
Horário: 8h às 9h / 10h às 11h
Local: Museu Augusto Casagrande
25/09
Documentário: Quilombolas
Horário: 8h às 12h / 13h às 17h
Local: Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi
27/09
Mesa redonda: A presença negra nos diferentes espaços de Criciúma
Horário: 19h
Local: Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi