FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Pontos turísticos de Criciúma recebem repaginação
Projeto de repaginação e manutenção da Gruta Nossa Senhora de Lourdes e da Praça da Chaminé iniciou em 2015 e retornou essa semana, após recesso de fim de ano
  • Data: 13/01/2016 - 04:56:00
  • Última Atualização: 13/01/2016 - 04:58:30
  • Texto: Bruna Borges
  • Foto: Bruna Borges
$noticia->title

O projeto da Prefeitura de Criciúma, realizado via Departamento de Turismo da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), de manutenção, repaginação e bom uso dos pontos turísticos da cidade, iniciado em 2015, retornou às suas atividades nesta quarta-feira (13). Os dois locais definidos como prioridade pelo departamento no último ano e que continuam recebendo as melhorias contínuas e também novos melhoramentos são a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Praça da Chaminé. Nesta manhã e tarde os funcionários da Administração Municipal já estiveram na gruta e fizeram a limpeza do espaço. “Além dos dias em que estivemos de recesso, no Natal e Ano Novo, e da chuva que atrapalho o serviço, também tivemos o contratempo que foi a demissão do funcionário que cuidava da gruta, por conta da decisão judicial que obrigou a Prefeitura a despedir 800 servidores. Com todo esse cenário, nós tomamos a decisão de fechar a gruta por uns dias e agora ela passa por uma repaginação para ser aberta novamente ao público. Também já conseguimos a contratação do funcionário para voltar a ficar aqui”, comenta a diretora de Turismo da FCC, Fátima Guimarães.

A presidente da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Bebel Búrigo, também visitou os locais. “Muita coisa já foi feita aqui. Nós, por conta do trabalho com as crianças e adolescentes, também já ajudamos na revitalização da gruta. Canalizamos a água, fizemos uma guarita para guardar os materiais utilizados pelo senhor que faz a manutenção, também foi trocada a fiação que, infelizmente, acabou sendo furtada. E vamos continuar ajudando, assim como na Praça da Chaminé, onde temos o CEI Afasc Espaço da Criança, e é de nosso grande interesse deixar o espaço mais bonito e seguro para as crianças e os pais que por ali circulam todos os dias”, afirma Bebel. Já nesta quinta-feira (14) os profissionais da Contribuição para o Custeio do Serviço da Iluminação Pública (Cosip) farão a reinstalação da fiação elétrica que foi furtada e na segunda-feira (18) os funcionários da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) iniciarão a poda das árvores. “Na outra semana a gruta já estará aberta, mas a grande abertura oficial será no dia 11 de fevereiro, com a missa em honra à Nossa Senhora de Lourdes, pois é o dia dela. Na verdade, todos os meses, no dia 11, é realizada uma missa, sempre às 16h, rezada pelo padre Antônio Júnior, a gruta é considerada uma continuação da Catedral São José”, complementa a presidente da Afasc.

Para a repaginação tanto da gruta, quando da Praça da Chaminé e também da Praça Abelle Colle, em frente ao Museu Augusto Casagrande, a Administração Municipal conta com a ajuda também de voluntários. “Muitas pessoas praticam o ato da cidadania e se dispõem a ajudar. É o caso de senhoras que vêm até a gruta para ajudar na manutenção, do empresário Antônio Rozendo, que ofereceu a mão de obra da repaginação da praça do museu, e do arquiteto Eduardo Tasca, que se voluntariou a fazer os três projetos das praças e da gruta. Com o trabalho dos funcionários da prefeitura e dessas pessoas voluntárias Criciúma vai ficando cada dia mais bonita e melhor de se viver”, enfatiza Fátima.
 


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma