\\ Polo de Cinema de Criciúma fomenta as produções cinematográficas da região e aborda temas históricos
Grupo já realizou 12 curtas-metragens e é um dos projetos contemplados pelo Edital Cultura Criciúma
  • Data: 03/03/2022 - 07:35:00
  • Última Atualização: 03/03/2022 - 07:37:42
  • Texto: Ana De Mattia
  • Foto: Divulgação/Decom

Uma tela projetada que faz as pessoas mergulharem na diversidade de sentimentos, histórias e conhecimento. É isso que o cinema proporciona desde a sua criação e é isso que um trio de amigos realiza no Polo de Cinema de Criciúma. Uma iniciativa que começou em 2013 e já dirigiu e produziu 12 curtas-metragens, contando acontecimentos históricos e dramas familiares. O projeto foi um dos aprovados pelo Edital Cultura Criciúma e visa realizar uma live de promoção e divulgação do trabalho por meio do canal do Youtube (https://bit.ly/3IzQDRP), no dia 20 de março, às 19h.

O grupo é formado por Sander Hahn, Marcello Zapelini da Rosa e Leandro De Bona Dias. Conforme Leandro, um dos integrantes, a live oferecerá ao público um debate e a chance de conhecer o que está por trás da produção de uma obra cinematográfica. “O projeto será uma oportunidade para a divulgação do trabalho do grupo que vem produzindo arte na região, mais especificamente produzindo cinema. Além disso, durante a live serão levantados pontos importantes para fomentar a discussão sobre temas ligados à produção audiovisual, questões ligadas a aspectos técnicos e de viabilidade de projetos”, completou.

O bate-papo também vai abordar os 12 filmes de curtas-metragens feitos pelo polo, comentando de onde surgiram as ideias, como foi o processo de pré-produção, produção e pós-produção e projetos futuros. Sander Hahn ressalta que durante o debate também poderão ser realizadas perguntas. “Este projeto é muito importante para nós, pois podemos divulgar o nosso trabalho. A live é para dar um alcance maior para as pessoas que não conhecem, ter conhecimento sobre o polo e também ter acesso aos nossos curtas”, acrescentou. A live ainda não tem uma data definida, mas deve ser realizada no mês de março.

Temas dos filmes

Os curtas realizadas pelo polo abordam acontecimentos históricos, como ‘Marion, galos e passarinhos’, que fala sobre a época em que a máquina Marion atuou na extração do carvão na região. Outros temas abordados são as questões da violência contra os povos indígenas no ‘Domingos Bugreiro’. Outro tema discutido nas películas é dramas familiares, como é o caso do ‘Cenas de um casamento’ e do ‘Alimentando um Monstro em Minha Casa’.

“Mas a ideia é mesclar um pouco de drama e abordar acontecimentos históricos. O nosso primeiro foi um pouco mais leve, em tom de comédia, o ‘Era uma vez fitas, DVDs e Blu-rays’, mas também havia o drama do fechamento das locadoras, do dono de uma delas que ia ter que demitir os funcionários e fechar”, explicou Leandro.

Premiação

O polo já foi selecionado para vários festivais com suas películas. Como a ‘Travessia’, de 2020, que foi selecionada para o Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú e ficando com o prêmio de melhor filme, Festival Internacional de Cinema do Caetê, Festival de Cinema Curta Pinhais (Festcine), Ican/Hanna – Independent Film Festival (EUA), entre outros festivais nacionais e internacionais.

Já o curta ‘Domingos Bugreiro’ foi contemplado pelo edital do Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultural 2014/2015. O curta foi selecionado nos festivais: Florianópolis Audiovisual Mercosul (Prêmio de Melhor Som), CineramaBC em Balneário Camboriú, Festival de Cinema de Jaboatão, etc.

Confira a lista dos curtas-metragens do polo:

- Era uma vez fitas, DVDs e Blurays (2013)
- Cenas de um casamento (2016)
- Ela (2016)
- O empresário do ano (2017)
- Domingos Bugreiro (2017)
- O cinema (2019)
- O pai (2019)
- Escolhedeiras (2019)
- Travessia (2020)
- Alimentando um monstro em minha casa (2021)
- O professor que sabia demais (2021)
- Marion Galos e passarinhos (2021)

Edital Cultura Criciúma 2021

O Edital Cultura Criciúma 2021 contemplou projetos com valores de R$ 4.460,00 cada, somando um total de R$133.800,00. O valor é proveniente do Fundo Municipal de Cultura e abrange as áreas de artes visuais, audiovisual, cultura digital e popular, Hip Hop, dança, literatura, música, patrimônio e teatro.

“O Edital Cultura Criciúma é um apoio para os artistas, seja no primeiro contato ou até mesmo na divulgação dos trabalhos, como no caso do Polo de Cinema de Criciúma, que fará uma live para apresentar os doze curtas realizadas desde 2013. A iniciativa do governo municipal é fomentar e ampliar o contato da população com a arte, fazendo o público conhecer os artistas locais e apreciar o que eles têm para oferecer”, ressaltou o diretor de cultura da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Clairton Rosado.