FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Podcast contemplado pela Fundação Cultural de Criciúma debate sobre a importância da arte
Projeto é um dos 84 viabilizados no município, por meio da lei emergencial Aldir Blanc
  • Data: 22/03/2021 - 05:42:00
  • Última Atualização: 22/03/2021 - 05:43:22
  • Texto: Thaís Borges
  • Foto: Divulgação/Decom
$noticia->title

O podcast Prosa com Cultura é um dos projetos contemplados pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), por meio da lei emergencial Aldir Blanc nº 14.017, em edital lançado no final do ano passado. Ele já está disponível na íntegra no aplicativo Spotify pelo link: encurtador.com.br/ekvzP

São cinco episódios que têm entre 12 e 30 minutos cada. O bate-papo entre os apresentadores e idealizadores do projeto, a analista de atendimento Lara Trajano e o criador de conteúdo Lucas Zavadil, usa uma linguagem descontraída e trata sobre assuntos do mundo dos jogos, séries, memes, desenhos animados e sobre a relação da arte na vida das pessoas. “A cultura está em nosso meio. Vivemos diariamente com isso e muitas vezes sem perceber. O objetivo é fazer as pessoas perceberem como a arte está presente na nossa vida”, declara Lara.

Os idealizadores do projeto escolheram o formato por conta do dinamismo. “Foi escolhido o podcast pois é para as pessoas ouvirem em qualquer momento e horário, enquanto você faz outras coisas”, afirma Trajano. Agora, o objetivo é continuar divulgando o projeto para alcançar mais pessoas da região.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Zalmir Casagrande, o projeto é algo inovador. “Esse novo jeito de conversar sobre o tema, é uma ótima forma de discutir os manifestos artísticos nas nossas vidas”, afirma. Ele ainda conclui que “devemos criar consciência da importância do ambiente cultural, valorizar a cultura criativa e aprender mais com as diversas formas das expressões culturais”.

Projetos em andamento

Além do podcast, diversos outros projetos viabilizados pela lei emergencial estão sendo realizados no município. Um deles, é o projeto Boi de Pano, um grafite em alusão à cultura do boi de mamão, feito em uma parede do Bloco I da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) pelo artista Ricardo Bernardo, conhecido como Herok. A obra foi concluída em dois dias.

 


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma