A União das Etnias de Criciúma (UEC) em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) lançará na noite desta segunda-feira, (12), no hall da Prefeitura de Criciúma, às 20 horas, a Festa das Etnias 2013. Durante o evento será apresentada a programação da festa, que este ano comemora 25 anos de realização. Em 2012 compareceram na festa em média 48 mil pessoas, sendo que a expectativa para este ano é superar esta marca.
De acordo com o presidente da FCC, Sergio Luiz Zappellini, esta é uma forma de mostrar a importância que o evento possui para Criciúma e região. “Esperamos contar com a presença de muitas pessoas neste lançamento, aqui as etnias estarão mostrando o que possuem de melhor, que não são apenas suas comidas e danças, mas toda a parte cultural que fez com que Criciúma se se desenvolve tão bem”, declarou o presidente.
A Festa das Etnias é reconhecida como a maior festa gastronômica de Santa Catarina por apresentar diversas culturas. O evento reúne descendentes das sete etnias que colonizaram a cidade. Serão seis dias de evento com apresentações de grupos étnicos, além de comidas e bebidas típicas de cada um.
Segundo o presidente da Etnia Portuguesa e coordenador do evento, George de Luca, o evento desta noite irá mostrar uma previa da festa que acontecerá no mês de setembro. “Vamos mostrar para a imprensa e comunidade em geral o que terá de apresentações durante os seis dias de festa. Cada etnia levará um quitute para apresentar aos convidados. Após o lançamento, focaremos ainda mais na preparação para realização do evento”, relatou de Luca.