FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Novos espaços voltados para a arte
A Fundação Cultural de Criciúma (FCC), com o objetivo de difundir as artes plásticas para um grande número de pesso
  • Data: 11/11/2008 - 03:15:00
  • Última Atualização:
  • Texto:
  • Foto:
$noticia->title

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC), com o objetivo de difundir as artes plásticas para um grande número de pessoas, estimulando assim o estudo e a experimentação artística, numa perspectiva de inclusão, buscou parceiros para a divulgação de trabalhos de artistas da região. Agora, além das Galerias de Artes do Centro Cultural Jorge Zanatta, da Casa da Cultura Neuza Nunes Vieira e Octávia Búrigo Gaidzinski, a cidade passa a contar com mais dois espaços: a Galeria do Mercoplaza Hotel e o Corredor Cultural, no Sesi. 
 
"Minha vida é a arte. Se há uma lata de tinta e pincel, lá estou". Assim, Nete Evangelista se define. Com uma longa experiência em artes plásticas, a artista expõe trabalhos em acrílico sobre tela da série Hortênsias, durante este mês de novembro, na galeria de artes do Mercoplaza Hotel, localizado no terceiro andar do prédio. Algumas telas podem ser observadas no hall. A inspiração para suas obras, segundo Nete, vem da infância. A maior parte das telas retrata natureza morta, flores e paisagens. "Lembro das hortênsias, dos jardins zelados em casa", comenta. Ela ministra aulas de pintura em tela em seu ateliê e ainda faz caixas pintadas à mão. A artista convidada para o mês de dezembro, dentro da programação do Hotel, é Sônia Giassi.
 
Já o Corredor Cultural do Sesi, um espaço que antes servia apenas para unir o Sesi Farmácia e o Sesi Clínica, está com a exposição do artista plástico contemporâneo Joelson Bugila, que mostra "Urbanário" que ele mesmo traduz, como criaturas urbanas do imaginário. "São trabalhos recentes da minha última mostra que passou por Porto Alegre", acrescenta. Bugila é um artista que trabalha temas urbanos, e para ele a exposição está em um espaço privilegiado, por onde passam diariamente centenas de pessoas. A mostra fica durante um mês, depois será aberta a outro artista.
 
"São dois espaços públicos e de acesso fácil, que permitem às pessoas um contato direto com as artes plásticas. Desta maneira a cultura se populariza e se expande aos mais diversos segmentos da nossa cidade que ganha muito com estas parcerias", enfatiza Bel Alamini, Diretora de Artes da FCC.

Secom: Patrícia Nonnenmacher


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma