Quem costuma frequentar a Praça Nereu Ramos aos sábados vai acompanhar uma apresentação da Fundação Cultural de Criciúma (FCC) que promete remeter muitos expectadores aos tempos de infância, neste sábado (9).
A Nereu Ramos que estará com o comércio aberto em função do dia dos namorados será “invadida” por um grupo formado por 40 pessoas com pernas de pau, ao som de maculelê e transformada em um palco ambulante, entre às 14h e 16 horas.
O evento, além de ser um verdadeiro espetáculo abre espaço para a interação com o público. De acordo com o presidente da FCC, Sérgio Zappelini, a ideia de levar o grupo de pernas de pau para perto do público para fazer uma grande brincadeira e proporcionar a todos, uma oportunidade de voltar aos tempos de infância quando havia mais relação humana. Segundo ele, as pessoas poderão aprender ali mesmo na praça a andar com pernas de pau. “A perna de pau não é apenas uma arte circense, é uma brincadeira saudável que há anos era praticada pelas crianças. Uma pena que hoje em dia as pessoas se criam sem contato, apenas no computador e dentro de casa”, comenta o presidente.
Ele lembrou os tempos em que as pessoas brincavam de bolinha de gude, de cirandas de roda, de amarelinha e também soltavam pipas, bem diferente dos dias atuais. “Queremos resgatar esta arte que está apagada”, pontua.
Uma oficina de capacitação para pernas de pau é realizada no CRAS da Próspera, ministrada pela instrutora Keila Marcelino, interessados poderão entrar em contato com a FCC para garantir a matrícula pelo telefone (48) 3445 8840.