Música, coreografias bem ritmadas e aplausos entusiásticos estabeleceram o cenário do 12º Encontro de Bandas e Fanfarras - que reuniu quase 1,5 mil músicos, maestros, balizas e dançarinas – no ginásio de esportes do Colégio Rogacionista Pio XII, no sábado. Cerca de 5 mil pessoas compareceram no local. O evento, que tem a finalidade de difundir a arte musical e resgatar o desenvolvimento cultural, foi promovido pela instituição educacional junto a Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Cultural do município.
A abertura ocorreu às 9 horas, com o Hino Nacional Brasileiro tocado pela banda marcial do 28º GAC. A seguir, belos figurinos e técnicas diversificadas proporcionaram ao público um belo espetáculo e aos integrantes das 25 corporações musicais, aprendizados e trocas de experiência, já que havia grupos de Tubarão, Meleiro, Passos de Torres, Cocal do Sul, Biguaçú, Araranguá, Caçador, Tijucas, São José, Rio do Sul, Florianópolis e Santa Rosa de Lima.
A coordenadora do Encontro de Bandas e Fanfarras, Jaira Rodrigues, avalia o evento como um dos mais respeitáveis da agenda cultural de Criciúma. “Hoje, os destaques são Festa das Etnias e Encontro de Corais. O de Bandas e Fanfarras é considerado o terceiro mais importante. Nossa meta é fazer com que este evento musical se torne tradicional como o Festival de Dança de Joinville”, diz.
Segundo ela, além da propagação cultural, o encontro viabiliza a aproximação dos alunos e valoriza o trabalho realizado dentro das escolas. “Proporciona ganho educacional, disciplina, e aguça a criatividade, responsabilidade e até a cidadania dos estudantes”.
Secom: Saimon Novack – 9612.4996
Foto: Daniel Búrigo