Jantar promovido pela Satc foi realizado nesta segunda-feira, dia 19, na Mina de Visitação Octávio Fontana. No encontro, a direção da instituição apresentou o projeto para criação de um Museu do Carvão e propôs aos prefeitos eleitos no último pleito a discussão de uma rota integrada de turismo. A ideia é ampliar as potencialidades turísticas de uma forma regionalizada.
De acordo com o diretor executivo da Satc Fernando Luiz Zancan, a intenção é que a Satc possa dar suporte aos municípios a alavancar o turismo regional. “Nós temos uma mina de visitação, teremos um museu e a Satc vai oferecer curso de turismo, por isso é importante debater o crescimento deste segmento. O museu vai ser um resgate da história da região. Quem não conhece suas raízes, seu passado, não consegue entender o futuro”, destacou.
Para o prefeito eleito de Nova Veneza Evandro Gava, uma rota integrada vai beneficiar todos os municípios. “Precisamos de um roteiro regional com apoio da iniciativa privada e pública para atrair novas maneiras de promover o desenvolvimento das cidades. É desta forma que temos que tratar o turismo”, comentou. O vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, afirmou que está feliz com os resultados alcançados em apenas um ano de funcionamento da mina. “Nós temos essa mina como uma filha e ela só nos dá alegria. Com essa ferramenta que temos, esse encontro é uma motivação para fazer um turismo integrado na região”, considerou.
O presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Sérgio Zappelini, defendeu a ideia de sensibilizar os novos gestores a defenderem a integração dos municípios. “Se não pensarmos a questão do turismo no sul como um todo não chegaremos a lugar algum. É preciso pensar no coletivo”, observou.
O Museu do Carvão ficará em um prédio amplo na própria Mina de Visitação, trazendo informações sobre o carvão, aspectos históricos, acervo fotográfico e um auditório para eventos. A expectativa é garantir parceria da iniciativa pública e privada para executar a obra.