Para enriquecer ainda mais o cardápio cultural da cidade, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) abre hoje, às 20 horas, a exposição do artista plástico Bernardo Pitanguy, na Galeria de Artes Octávia Búrigo Gaidzinski, localizada no Espaço Cultural Santos Guglielmi, no Teatro Elias Angeloni. A partir de terça-feira, os visitantes terão a oportunidade de visualizar 25 trabalhos, alguns deles inéditos, que remetem ao expectador força, alegria e, sobretudo, a vida em mesclas avivadas.
O misticismo está em cada linha que ele traça na tela, procurando com isso conduzir sua pintura a patamar mais elevado do que simplesmente mais uma obra de arte, como se fosse um sonho. O lado místico, ele conta que herdou de sua mãezinha, para quem dedica esta mostra. "Ela me ensinou citando Shakespeare, que há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia. Não é só o preto e o branco, mas o cinza claro, o mais escuro", observa.
Há uma explosão de formas simbólicas em quase todas elas, como testemunhas de sua espiritualidade. "A espiritualidade é uma tinta invisível que agrego ao trabalho". Ele comenta que a técnica que utiliza é a linguagem do coração, explorando as tintas com amor, pois na sua opinião é muito frio descrever uma técnica. Ele prefere dizer que utiliza na palheta as cores da natureza, e tinta do coração.
Para quem observa, a impressão é que as linhas criadas por Pitanguy possuem vida própria, movimento e que em algum momento vão partir da tela. "Criar é como se fosse um grito de desespero", diz. Ele também é inspirado no amor, sentimento que faz sofrer, mas ao mesmo tempo, amadurecer. "Mostro um lado romântico, de alguém que vive por alguém", destaca.
Pitanguy negocia uma parceria com a empresa Eliane Revestimentos para que suas obras sejam impressas em peças cerâmicas. Para ele, uma forma de elevar seu trabalho para outra dimensão. A mostra fica aberta ao público no teatro, até o dia 23 de maio, das 12h30min às 18h30min. Visitas monitoradas para trabalhos educativos podem ser agendadas pelo telefone 3445.8840. A FCC disponibiliza ônibus às escolas que solicitarem visitas monitoradas, mediamente a comunicação prévia.
Secom: Patrícia Nonnenmacher