Seis senhoras que trabalharam como escolhedoras de carvão foram homenageadas durante a inauguração da mina de visitação Octávio Fontana. Maria Ivete Sebastiana, Geni Alexandre João, Maria de Lourdes Pizzollo Frasson, Salézia da Rosa Sebastiana, Lourdes de Souza e Dilma de Souza receberam flores e representaram no evento as mulheres que trabalharam em mineradoras de carvão que extraiam o mineral na região.
A dona de casa Geni Alexandre João trabalhou na mina durante quatro anos, quando ainda era adolescente. "Eu trabalhava como escolhedora e achava muito bom. Fiquei quatro anos neste serviço, mas, quando fiz 15 anos me casei ai não trabalhei mais", contou. A aposentada Maria de Lourdes Pizzollo Frasson disse saudosa que trabalhava com amor. "Era muito bom, não esquecemos das amizades feitas na época", lembra ela.
Muitos mineiros aposentados e que ainda atuam em mineradoras da região também se fizeram presentes. Eles foram homenageados pelo filho de Octávio Fontana, em seu discurso. "Quero que através desta mina todos sejam lembrados e tenham seus esforços reconhecidos. Vocês fazem parte da história de Criciúma e da mineração de carvão", disse Fiorindo.
Texto: Kênia Pacheco/ Milena dos Santos
Fotos: João Pedro Alves/ Lucas Sabino
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br