FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Mina de Visitação Octávio Fontana reabre na próxima terça-feira
Este trabalho é realizada a cada 12 meses
  • Data: 09/01/2014 - 11:46:00
  • Última Atualização: 09/01/2014 - 11:48:23
  • Texto: Lucas Sabino
  • Foto: João Pedro Alves
$noticia->title

A Mina de Visitação Octávio Fontana é a única mina de carvão aberta ao público no Brasil. Localizada no bairro Naspolini, em Criciúma, o museu volta às atividades, na próxima terça-feira (14). Os trabalhos de um mês inteiro estão sendo realizados pela equipe de técnicos da SATC, encontram-se na reta final.

A Mina estava em manutenção desde o dia 23 de dezembro de 2013. “A cada ano, nós somos obrigados a fazer este trabalho. É uma segurança para todos os visitantes e a garantia de o local esteja funcionando perfeitamente”, destaca o diretor de turismo da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail.

Neste tempo, a reforma contemplou a troca de parafusos de teto (que dão sustentação à mina) e dos pés direitos, bem como a limpeza da galeria, buscando garantir a segurança e o conforto dos visitantes.

Em uma área de 15 mil m², o ponto turístico oferece uma série de atrações para os visitantes. Uma réplica de uma locomotiva de 1922 incursiona pelas galerias. Em aproximadamente 30 minutos, as pessoas conhecem um pouco da história do carvão e como ocorre a extração do mineral.

Preparado para receber muitos visitantes, a Mina de Visitação tem um amplo espaço de estacionamento, com capacidade de comportar até oito ônibus e aproximadamente 50 carros. “A cada mês, recebemos uma visita de uma média de mil e duzentas pessoas, vindas de diversas regiões do Brasil”, destaca Ismail.


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma