A Mina de Visitação Octávio Fontana, um dos pontos de referência no turismo regional, ficará fechada. Entre os dias 23 de dezembro e 14 de janeiro, o local não receberá turistas. “Essa parada é necessária para que façamos os procedimentos de manutenção interna e externa”, explica o coordenador do curso técnico de Turismo da Satc e administrador da Mina, Ari Azambuja.
O ponto turístico reabrirá a partir do dia 15 de janeiro em seu horário normal, das 9 às 12 e das 13 às 18 horas, de terça à domingo. O turista pode conhecer mais sobre a extração do carvão mineral na região sul de Santa Catarina, aprender como era feita a retirada do minério do subsolo e como é ela hoje. Uma das atrações é o passeio na Maria Fumaça, a locomotiva que leva os visitantes para a galeria.
O passeio é único, não só pela emoção e história contida. “Essa é uma das quatro minas de carvão visitáveis do mundo. Mas, nós temos ainda um diferencial. A Mina Octávio Fontana é a a única que realiza eventos em seu interior”, ressalta o coordenador.