Além de fomentar o turismo na região Sul de Santa Catarina, a Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma, serviu de inspiração para a criação do curso técnico Guia de Turismo da Satc. Na noite desta segunda-feira (18) aconteceu dentro da mina um jantar de lançamento do curso e do Museu do Carvão que compreende o espaço, a unidade de acervo da escola e o centro de documento do carvão. Paralelo ao lançamento foi apresentada a edição da revista Fase, a qual traz um resumo das atividades desenvolvidas durante o ano no educandário.
Conforme o coordenador dos cursos técnicos de Administração, Secretariado e Guia de Turismo, Ari Azambuja, este é o primeiro curso da região. “Esta é uma área carente que precisa ser explorada. O turismo é o terceiro maior movimento de receita do mundo e estávamos perdendo dinheiro por não aproveitar os nossos produtos”, considerou o professor.
A Satc há um mês assumiu a administração da mina e promete desenvolver diversas atividades no local. “Este foi o primeiro evento da Satc como gestora e pretendemos movimentar o espaço que já recebeu mais de 12 mil visitantes desde a inauguração”, salientou. Ele garante que a região, assim como a mina, tem um grande potencial turístico.