Desde outubro do ano passado, quando foi inaugurada, a Mina de Visitação Octávio Fontana recebe mais e mais visitantes todos os dias. Mais de 12 mil pessoas já visitaram o local. O domingo é o dia mais movimentado da semana.
Mas, durante a semana também existe procura de turistas para conhecer o local. Na tarde desta terça-feira (19) foi à vez do 5° ano da escola EMEIF Amaro João Batista, do bairro Nova esperança, de Criciúma.
A professora Maria Cláudia Honorato Acosta resolveu levar as crianças até o local para ter um contato maior com o aprendizado da sala de aula. “O conteúdo de geografia e história que eles estão estudando é sobre o carvão. Pela primeira vez os treze alunos puderam ter uma noção de como tudo é realmente”, explica.
O aluno João Gustavo ficou animado com a ideia. Ele já havia visto uma mina de fora, mas esta foi a primeira vez que pode entrar. “Meu pai trabalhava na mina e um dia eu fiquei olhando os mineiros entrar lá”, conta. Segundo a assistente administrativa da Mina de visitação Octávio Fontana, Ana Paula Martins, pessoas de outras cidades vem visitar a mina como Florianópolis, Blumenau, Joinville, Tubarão e Araranguá. “Todos os dias vem grupos de pessoas visitar a mina”, afirma. Mais de 300 turmas de escolas do município e região já passaram pelo local.