A instalação da Escola Instituto Mazowsze do Brasil em Criciúma - prevista para o ano que vem - será consolidada no próximo dia 28, quando será assinado na Varsóvia o protocolo de intenções entre Brasil e Polônia. Participam do ato o diretor presidente da Escola Mazowsze na Polônia, Jacek Kalinowski; o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira e a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Iara Gaidzinski.
Segundo Iara, a escola de dança funcionará em uma edificação que será doada pelo Governo do Estado. "Trata-se um prédio localizado na Rua Marcelino Chanpagnat, esquina com a Presidente Kennedy, no bairro Pio Correa, nas antigas instalações da escolinha Pequeno Polegar", informou.
Iara disse que o convênio é inédito. "O Balé Mazowsze funciona exclusivamente na Polônia. Será a primeira vez que a companhia polonesa estará difundindo cultura e formando profissionais da arte em outro país, em outra cidade".
Iara associa o acontecimento a um valioso presente para a cidade. "Criciúma vai ganhar em todos os aspectos com a vinda do balé Polonês, principalmente no âmbito cultural e turístico. Será trazida tecnologia em dança, canto e música. A cidade terá uma escola de onde sairão grandes artistas. A intenção é fazer um trabalho de divulgação para toda a América Latina com a finalidade de atrair turistas de vários lugares do mundo".
Após a assinatura, técnicos da Polônia vêm a Criciúma para avaliar a estrutura, que será sede de um pedacinho de um dos maiores ícones mundiais da dança clássica. O empreendimento vai gerar inúmeros empregos na cidade. Vagas para médico, nutricionista, psicólogo, professor de balé e de Educação Física, costureira, maquiador, entre inúmeras outras serão abertas.
Secom: Saimon Novack