Os espaços públicos de Criciúma estão abertos para os artistas plásticos divulgarem seus talentos para a população. O projeto “Mostre sua cara” promovido pela Fundação Cultural (FCC) visa oferecer lugares como o Paço Municipal, o Parque das Nações e o Teatro Elias Angeloni para exposição de produtos da terra. Tomando a frente desta iniciativa, a própria equipe da FCC trouxe ao saguão do prédio da Prefeitura Municipal a instalação artística “Neurônios Translúcidos”, idealizada pelo presidente da entidade, Sérgio Zappelini.
A cidade tem muitos artistas talentosos espalhados pelos bairros, porém a população precisa conhecer estes trabalhos, acredita Zappelini. Segundo ele, há meses a FCC convoca os interessados em, como o próprio nome do projeto provoca, mostrar a cara. “É uma grande oportunidade para os nossos artistas colocarem, por exemplo, aqui na prefeitura o seu trabalho com a garantida visibilidade das milhares de pessoas que circulam aqui diariamente. Queremos fomentar a arte em Criciúma e trazer estes talentos para o público geral”, afirma.
Na obra “Neurônios Translúcidos”, o presidente da FCC, por meio de dois refletores de luz verde e centenas de vidros cilíndricos, convida o espectador a uma reflexão. O idealizador da instalação artística interpreta a produção como uma representação do cérebro humano. “Nossa cabeça tem milhares de neurônios, mas só utilizamos 10% da nossa capacidade para pensar, inovar, inventar. Estes são os neurônios que dão o brilho à nossa existência”, percebe Zappelini.