Interpretações de fotos antigas com a técnica de envelhecimento deram origem a verdadeiras obras de arte. Pincel, tintas branca, azul e terra aliada a criatividade da artista plástica criciumense Juliana Natal retratam pontos históricos da cidade como o calçadão da Nereu Ramos na década de 20, o prédio da Casa da Cultura, Monumento dos Mineiros, Museu Augusto Casagrande, entre outras telas. Quem ainda não visitou, tem até o dia 29 deste mês. Os trabalhos estão expostos na Galeria de Artes Octávia Búrigo Gaidzinski, anexa ao Teatro Elias Angeloni.
Segundo a pintora, a finalidade da exposição Pintando Criciúma é levar aos mais jovens o cenário de uma Criciúma serena e suas transformações. Aos mais vividos, a lembrança da juventude. "É gratificante se deparar com apreciadores que se emocionam ao fixar os olhos sobre as telas. Não há como não se emocionar junto".
A autora ainda é surpreendida com uma mistura de sentimentos ao pincelar. "Cada linha traçada me remete a lugares, pessoas e objetos que marcaram uma época. Lembro da minha infância, dos amigos e das brincadeiras em muitos desses pontos históricos", conta.
Promovida pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), a mostra pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h30min. Grupos podem agendar visita no 3445 8840.
Secom: Saimon Novack
Foto: Filipe Casagrande