A 3ª edição da Feira do Livro de Criciúma - que vai ocorrer entre os dias 11 e 16 deste mês, na Praça Nereu Ramos - está recheada de atrações que prometem agradar adultos e crianças. A principal delas é a presença do músico e escritor Gabriel O Pensador, que em 2006 recebeu o prêmio Jabuti de melhor livro infantil com "Um Garoto Chamado Rorbeto", o segundo livro de sua carreira. O primeiro, lançado em 2003, foi Diário Noturno, uma reunião de textos produzidos pelo rapper desde sua adolescência. Na quinta-feira (14/08), a partir das 14h30min, Gabriel O Pensador participa da mesa literária Diário Noturno. Logo mais, às 17 horas, faz sessão de autógrafos no Espaço Cultural, no calçadão.
O lema da Feira do Livro 2008 é "Ler é Legal". Além de ser discutido durante as mesas de debate e oficinas que contam na programação do evento, o tema também aborda a leitura na primeira fase da vida. Na abertura da feira, prevista para segunda-feira (11/08) às 19 horas, o destaque fica para a Banda Sinfônica Cruzeiro do Sul. A programação conta ainda com a participação dos escritores Romi de Liz, Marô Barbieri, Sueli Tereza Mazuco Mazurana, Zeny Haesbaert Diehl, Gislaine Búrigo e Márcia Feijó. Apresentações musicais, peças teatrais, mostra de cinema italiano também estão programadas.
De acordo com a diretora de cultura da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Maria Isabel Borba Alamini, o evento será à altura do que merecem estudantes, professores e demais apreciadores da leitura. "Vimos a Feira do Livro como uma forma de incentivar a leitura, de despertar um constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de compreender o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos. É exatamente isso que pretendemos alcançar, a aproximação de adultos e crianças com esse passaporte do conhecimento que é a leitura", diz.
Para a presidente da FCC, Iara Gaidzinski, desde a primeira edição da Feira do Livro, em 2006, os resultados foram surpreendentes. "Fico realizada em saber que ajudamos a despertar em muitas pessoas o interesse e gosto pela leitura. A emoção em ver o calçadão tomado por centenas de pessoas durante os sete dias de feira é extraordinária", ressalta.
O evento será promovido pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), com o apoio da Criciúma Construções.
O Pensador
aGabriel começou a compor em 1992, quando o Brasil passava por diversas crises internas, capitaneadas por Fernando Collor. Desse cenário, surgiu a canção "Tô Feliz, Matei o Presidente". Já de contrato com uma gravadora, estreou o álbum auto-intitulado, de onde se destacaram "Lôraburra" e "Retrato de Um Playboy".
a"Ainda É Só o Começo", veio denunciando o descaso com a educação. "Estudo Errado" fez grande sucesso, além de "FDP ao Cubo" e "Rabo de Saia", que também entraram na programação das FMs. Mas o maior sucesso da carreira do artista foi com o lançamento de "Quebra-cabeça". Apostando mais no Pop e impulsionado pelos ‘hits' "2345meia78", "Cachimbo da Paz" e "Festa da Música", o disco ultrapassou um milhão de unidades vendidas.
aComo escritor lançou dois livros: "Um Garoto Chamado Rorbeto", 2006 e Diário Noturno, 2003.
Secom: Saimon Novack