A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) lança nesta quinta-feira (22) o edital do projeto ‘Cultura Criciúma’. A iniciativa, financiada pela Administração Municipal, tem o objetivo de incentivar produções artísticas e culturais na cidade e distribuirá premiações que totalizam R$ 135 mil. A coletiva de imprensa de lançamento terá a presença do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e ocorre às 14h, na Sala de Atos, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
O concurso será dividido em nove categorias: Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Digital, Cultura Popular, Dança, Literatura, Música, Patrimônio e Teatro. As inscrições são abertas ao público, para pessoa física ou jurídica. Cada candidato pode participar de até duas modalidades. “Esta é uma vitória de uma longa luta nossa. Desde 2013 este projeto estava arquivado e depois de anos batalhando conseguimos reativar o Cultura Criciúma. É um compromisso assumido que está sendo concretizado agora”, comemora o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (Comcri), Ismail Ahmad Ismail.
A coletiva também terá a presença do presidente da FCC, Júlio Lopes, para firmar o início do projeto. O período de inscrições iniciou nesta terça-feira (20) e segue até o dia 20 de setembro, de maneira presencial, no Centro Cultural Jorge Zanatta. O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. O resultado das avaliações será divulgado no dia 15 de outubro. Interessados podem conferir o edital completo no site fcc.criciuma.sc.gov.br.
“Em março, em minha posse, nos comprometemos em viabilizar o edital Cultura Criciúma ainda neste ano e estamos lançando agora. Promessa cumprida. São recursos exclusivamente próprios da Prefeitura de Criciúma, que serão destinados ao fomento da cultura em nossa cidade. Ficamos esperançosos que a população possa aproveitar a oportunidade para divulgar o seu trabalho artístico, que muitas vezes acaba ficando esquecido”, enaltece o presidente da FCC.