A Administração Municipal, através da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com o Tanuki World Fest: Journey To Middle Earth, convidou o artista paulista João Rafael dos Santos Souza, mais conhecido como Bisquizeiro, para expor seus trabalhos nas dez horas de evento neste domingo (14). Foram mais de 200 atrações de diversos lugares do país.
O artista, que mora em Criciúma há dois anos, faz esculturas em biscuit e plastilina, usando como base e suporte materiais como: garrafas pet, isopor, papel-alumínio, fita e arame. “Para mim foi muito bom, porque chegando lá eu vi que existia uma equipe toda pronta para auxiliar o desenvolvimento do meu trabalho. Então foi muito gratificante saber que você pode contar com a Fundação Cultural para auxiliar a gente dessa forma, estando ali sempre do lado. Eu vi que existe um empenho em levar a cultura às pessoas, então eu gostei muito dessa parceria”, destaca Bisquizeiro.
Além de oportunizar a participação de artistas regionais, o evento mostrou como é grande a demanda do público para a cultura geek e nerd. “Esta experiência foi um grande adendo para a Fundação Cultural de Criciúma por dois motivos: nós pudemos ver como funciona um evento grande como este e também demos a oportunidade a um artista que vive aqui na região. Nada mais justo do que compartilhar esse trabalho do Bisquizeiro, que combina tanto com a proposta do Tanuki”, conta o diretor cultural da FCC, Evandro Bortolotto Prêmoli.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Júlio Lopes, parcerias como essa são essenciais para o fomento da cultura na cidade. “A Fundação Cultural fica muito feliz em ver um evento como esse ser tão querido, com tanto público e fica mais feliz ainda de fazer parte dele e contribuir para o desenvolvimento da cultura regional”, afirma.