Os apaixonados pela boa música podem deixar reservado na agenda as datas entre 21 e 24 de novembro. A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) prepara a 19ª edição do Festival Internacional de Corais que promete movimentar o Teatro Elias Angeloni e diversos cantos da cidade. O evento tem crescido a cada ano e nesta edição já conta com a confirmação de cinco atrações internacionais, além dos grupos da região, Estado e do País.
São mais de 30 corais que irão encantar o público com seus repertórios. Conforme o presidente da FCC, Sérgio Zappelini, nos outros eventos vinham de dois a três corais do exterior e este ano já têm cinco confirmados. “Isso mostra a grandiosidade do evento e como ainda pode ser ampliado. Nesses quatro dias de festa esperamos que toda a população possa prestigiar”, convidou.
Paralela as apresentações que acontecerão no teatro, ainda haverá pequenas mostras em praças, igrejas, escolas, fábricas, enfim, em palcos alternativos como o da Feira do Livro que acontecerá nas mesmas datas.
Já estão confirmadas as presenças do Coro Metropolitano Sucre, da Bolívia; Coral de Cámara “Contrapunto”, do Chile; Coro Madrigalistas de La UMCE, também do Chile; Coro Polifónio de La Municipalidad de Comodoro Rivadavia, da Argentina e Grupo Vocal Antaño, doUruguai. Além disso, marcarão presença os corais do Brasil Camerata Lux, de Belo Horizonte (MG); Coral Nossa Música, de Paulista (PE); Coral dos Bancários de Florianópolis; Grupo Vocal Contratempo, de Taquara (RS) e Coral UNIVALI, de Itajaí. Da região Sul do Estado deverão participar 18 corais.
Antes de iniciar o festival acontecerá no dia 20 de novembro, próxima terça-feira, a Oficina de Musicalização para Professores. As atividades serão realizadas na Casa da Cultura, às 18h30min. A oficina será ministrada pelo professor Newton Macedo. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3445.8840.
Alacc promove assembleia extraordinária
Nos dias 22 e 23 de novembro acontecerá em Criciúma, enquanto ocorre o Festival Internacional de Corais, a 1ª Assembleia Extraordinária da Associação Latino Americana de Canto Coral (Alacc). O evento tem início às 9 horas no Auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera de Criciúma (Amrec). Na oportunidade estarão presentes representantes de 11 países da América Latina.
O presidente da FCC, Sérgio Zappelini, ressalta que será debatido sobre os corais que compõem a Alacc e os trabalhos que cada país desenvolve em prol do canto coral. “Também será tratado sobre a mudança de estatuto da Alacc internacional”, informou.
No dia 21 acontecerá uma entrevista coletiva para a imprensa no restaurante Rosso, ao meio dia. Quando será passado aos profissionais da comunicação toda a programação e conceito do evento.