O Festival Internacional de Corais de Criciúma chega na 19ª edição e promete surpreender o público. Atrações do Chile, Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai subirão ao palco a partir desta quarta-feira (21) no teatro Elias Angeloni, além dos grupos do Brasil. O festival ocorre na cidade até sábado (24) e conta com diversas programações paralelas, como oficinas, apresentações em escolas, praças, na Feira do Livro e com a 1ª Assembleia Extraordinária da Associação Latinoamericana de Canto Coral (Alacc).
No início da tarde de hoje aconteceu no salão da igreja do bairro Morro Estevão, em Criciúma, uma entrevista coletiva com os responsáveis pela organização do evento. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Sérgio Zappelini, a meta é não concentrar o festival apenas no teatro. “Os coralistas são nossos parceiros e farão apresentações em diversos pontos da cidade. O município será tomado pela música nesses quatro dias de festa”, salientou dizendo que no sábado, às 10 horas, haverá uma apresentação de vários grupos cantando em uma só voz na praça Nereu Ramos.
Para a participação no evento os grupos recebem a estadia e a alimentação. “Cada coral tem o seu padrinho e madrinha que os acompanham no período que estão no município”, informou o presidente. Quem já está na cidade é o coral Sucre da Bolívia que subirá ao palco nesta primeira noite. Na coletiva à imprensa eles já aproveitaram para dar uma palhinha de como será a apresentação. A coordenadora do grupo, Elga Cáceres de Gonzales, parabenizou a organização do evento e agradeceu o convite para estarem presentes.
Assembleia da Alacc
Paralelo ao festival acontecerá nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23) a 1ª Assembleia Extraordinária da Associação Latinoamericana de Canto Coral (Alacc). O evento está agendado para acontecer entre às 9 horas e 17 horas, no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera de Criciúma (Amrec). No encontro estarão presentes representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Brasil.
Conforme o presidente da Alacc Internacional, Tealmo Afonso Engelmann, na oportunidade será realizado a adaptação do estatuto. “Vamos fazer a adequação das organizações culturais à nova legislação em vigor. Também queremos aumentar o número de vice-presidentes consultores nos 11 países membros da Alacc”, informou. No Brasil a associação é presidida em Criciúma por Antônio Alfeu Pires Siqueira. Ele afirma que no fim da assembleia será redigida uma carta de intenções para que todos os presentes se comprometam a seguir as mudanças acordadas.
A Alacc a cada ano busca intensificar os trabalhos, principalmente quando se trata de valorizar o canto coral e consolidar o festival internacional. “Queremos popularizar o canto e, para isso, temos alguns projetos, como o de retornar o ensino da música nas escolas”, revelou Tealmo. Zappelini reforçou que a FCC está em contato com a secretaria do sistema de Educação para que já seja aplicado em 2013.
Programação para esta quarta-feira:
(Início 20 horas)
Associação Coral Criciúma e Orquestra Sinfônica de Criciúma;
Coral e grupo Vocal São Bento, de Criciúma;
Coro Metropolitano Sucre, da Bolívia;
Anjos Cor de Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Criciúma;
Coro Polifônico de La Municipalidad de Comodoro Rivadavia – Chubut, da Argentina.
Paralelo as atrações do teatro acontecerá na praça Nereu Ramos, às 18 horas, a apresentação do Coral da escola Key Word, de Criciúma.