A sexta edição da Feira do Livro de Criciúma chegou ao terceiro dia nesta segunda-feira (3) com crescimento nos números e excelentes expectativas. A Fundação Cultural (FCC) reuniu diversas atrações culturais em uma extensa programação elaborada junto a parceiros com o intuito de fazer um evento ainda maior.
Em relação à edição de 2010, a quantidade de livreiros dobrou de seis para doze. Juntos, os estandes montados na Praça Nereu Ramos oferecem 300 mil exemplares para todos os públicos. Crianças, jovens, adultos e idosos podem embarcar no universo da literatura não somente nas páginas dos livros. Exposições, mostras literárias, contação de histórias, oficinas, exibição de filmes e peças teatrais também estão programadas até sábado (8).
A quantidade de crianças circulando pelos estandes e assistindo às apresentações no palco chama a atenção. De acordo com a diretora de Cultura da FCC, Solange Scotti, mais de seis mil alunos visitaram a feira nesses primeiros dias. "Temos uma importante parceria com a secretaria de educação, mas não somente as escolas do município estão vindo. Colégios da rede estadual e particular foram convidados por nós e a feira recebe inclusive escolas de outras cidades", destacou Solange.
O livreiro Enedir Delazeri há três anos sai de Erechim para a Feira do Livro de Criciúma. Mesmo com o número maior de vendedores, acusou um aumento significativo no volume de livros comercializados. "Ainda estamos no início do evento, mas pelo movimento maior acredito que até o fim de semana muita gente circule por aqui e cheguemos a cerca de 40% a mais de exemplares vendidos do que no ano passado", espera otimista o comerciante.
Atrações culturais dão brilho à feira
Com apresentações teatrais, contação de histórias e outras opções, o contexto da Feira do Livro amplia-se com formas diferenciadas de arte. O ator Reveraldo Joaquim, da companhia teatral "Cirquinho do Revirado" encenou a peça "O Sonho de Natanael" para uma plateia repleta de crianças e logo após recebeu o carinho do público.
"Para nós atores é muito gratificante quando uma criança vem dar um abraço depois da apresentação. Isso representa muita confiança, principalmente em uma sociedade onde a educação rege por não olhar para o lado e não conversar com estranhos", ressaltou Joaquim ao analisar a familiarização das crianças com a cultura.
Trazido com a turma do colégio onde estuda, o garoto César Fernando Mezzari, de oito anos, encantou-se com os livros e as contações de histórias. "Vi as histórias do João de Barro, Boi-tatá e Mula sem cabeça. Achei a feira muito boa. Vou voltar aqui com o meu pai para comprar livrinhos", disse o aluno do segundo ano do ensino fundamental.
Grandes atrações estão por vir
A programação cultural da Feira do Livro prevê para esta terça-feira (4) como destaque o debate com o tema "Literatura de vestibular", com a presença de Amilcar Neves, Flávio José Cardoso e Gelci José Coelho. O painel ocorre às 18h30, no palco central. Na quarta-feira (5), no mesmo horário e local, o cantor ex-Titãs Arnaldo Antunes dará a palestra "Literatura e Música".
O poeta Fabrício Carpinejar falará ao público de Criciúma sobre literatura na internet na quinta-feira (6), às 18h30. E como grande atração do último dia do evento, sábado (8), o escritor, roteirista da Rede Globo e chargista Zé Dassilva falará sobre "OS Dilemas de um autor", às 10h30.
Texto/Fotos: João Pedro Alves
Diretoria Executiva de Comunicação