A Associação de artesãos de Criciúma (Artecri) e artesãos de toda região se reúnem neste sábado das 8h às13h na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. Os 41 artesãos vão expor os trabalhos realizados. A feira acontece todos os sábados.
De acordo com a diretora administrativa da Fundação Cultural de Criciúma, Cássia Villain, essa é uma possibilidade de valorizar a categoria. “Ali tem trabalhos feitos de madeira, EVA, fantoche, fuxico e vários outros materiais”, conta. A auxiliar de dentista Elisângela Colombo, participa da feira há 18 anos. “Eu era adolescente quando comecei. Iniciei com o fantoche e hoje faço também o enxoval de bebê e bordado. Não largo o artesanato”, conta.
A Associação de artesãos de Criciúma se formou em janeiro e já realizou duas reuniões. Cerca de 20 pessoas fazem parte da Artecri. No próximo dia 9, será realizada uma assembleia para a adesão de novos integrantes ao grupo, na Casa da Cultura, às 17h.
Segundo a coordenadora do Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande, Antônia Bernadette Nazari Budni, é importante que os artesãos façam parte desta Associação. “Unidos eles se fortalecem e conseguem mais coisas. Já aconteceu de algumas pessoas que fazem parte do grupo não irem a alguma feira e os outros ajudarem levando os materiais”, comenta.