No inicio desta semana, representantes do grupo gestor do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), que está sendo construído no Bairro Progresso, estiveram reunidos em Florianópolis para avaliar alguns temas relacionados ao programa. O encontro realizado na sede da Caixa Econômica Federal serviu para discutir questões sobre o andamento da obra.
Os gestores tomaram conhecimento de que, assim que a obra estiver entregue, o Ministério da Cultura vai firmar algumas parcerias, com a Biblioteca Nacional, a Programadora Brasil e a Funarte, através do Edital Funarte.
Um dos integrantes do grupo é o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Sérgio Zappelini. “O bairro Progresso vai ser o único que terá esta obra na cidade, por isso estamos empenhados para entregar este espaço cultural o quanto antes para a comunidade”, destaca.
O objetivo do Centro de Artes é integrar em um mesmo espaço físico, com programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer. Ainda serão oferecidos cursos de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócios assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
Para o presidente esta obra vai dar oferecer novas possibilidades a crianças e jovens. “É esta comunidade merece uma obra desta dimensão, dando a oportunidade para esses cidadãos de conhecer algo novo. Facilitando o acesso à educação, cultura e esporte”, comenta Zappelini.
A construção de 3.000 metros quadrados vai contar com biblioteca, cinema, equipamentos de ginástica, pista de caminhada e de skate. Além de uma infraestrutura adequada para atender os cidadãos.