Com o objetivo de colocar a Feira do Livro no calendário de eventos realizados no Município e regulamentar a cessão de bônus para as crianças que estudam na rede pública municipal para comprarem livros durante a realização da mesma, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC), realizou nesta terça-feira (08), uma Audiência Pública com a presença dos vereadores Ricardo Fabris e Daniel Freitas, representantes culturais do município e comunidade em geral. A sessão foi realizada no auditório da Livraria Fátima, para que se possa garantir a realização da Feira todos os anos.
De acordo com o presidente da FCC, Sérgio Luiz Zappellini, essa audiência é o primeiro passo para que se inclua a Feira no calendário da cidade para que todos saibam que ela será realizada de fato. “Esta é mais uma forma de darmos oportunidade para que todos tenham acesso ao livro. Depois desse passo esse projeto será levado até as mãos dos vereadores para que seja votado. As pessoas precisam e merecem viver mais a cultura. Essa Lei municipal vai dar a possibilidade de que o livro chegue até a casa das nossas crianças. Esse é o momento de nos interessarmos pelas políticas públicas”, declarou o presidente.
Há dois anos, os alunos e professores da rede municipal não recebem a bonificação de R$5 e R$10 respectivamente para realizarem compras de exemplares na feira, sendo que independente do aluno possuir poder aquisitivo ou não ele tinha acesso as compras.
Segundo o vereador Ricardo Fabris, que é presidente da Comissão Permanente de Cultura, o mundo e as pessoas estão muito diferentes, por esse motivo é necessário que se de oportunidades iguais para todos. “Hoje as crianças conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo. O conhecimento é fundamental na vida de qualquer um e somente através da leitura que isso se torna possível. Enganam-se aqueles que pensam que o conhecimento é de poucos e apenas de elites. A leitura é que faz o diferencial. Não haverá dificuldade por parte da câmara de vereadores de aprovar esta lei. Qualquer beneficio que seja para trazer ou ampliar conhecimento estou dentro”, destacou Fabris.