Nos últimos dois dias, Florianópolis recebeu, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a III Conferência Estadual de Cultura. Agentes Culturais, produtores, gestores, artistas e trabalhadores da cultura estiveram reunidos durante dois dias discutindo proposições para o setor, em nível estadual e nacional. Esta é mais uma ação na luta pela conquista de políticas públicas relacionadas ao segmento.
Os delegados que representam o estado na Conferência Nacional foram eleitos nas conferências municipais e intermunicipais, que ocorreram em todo o estado, durante este ano. Os municípios da AMREC realizaram duas conferências, Criciúma fez a sua no dia 15 de junho e os outros municípios do dia 6 de julho encaminhando, ao todo, dez delegados para a Conferência Estadual.
A Região Sul, constituída pelos municípios da AMESC, AMREC E AMUREL elegeram cinco delegados, três representantes da sociedade civil e dois representantes governamentais com seus respectivos suplentes para participarem da III Conferência Nacional de Cultura que acontece em Brasília de 26 a 29 de novembro.
De acordo com o presidente da FCC, Sérgio Zapellini, a Conferência possui extrema importância para todos os setores da arte, tendo em vista que todos eles estavam representados no local. “A Conferência foi ótima, porque são destas discussões é que vamos tirar as ideias para melhorar, ainda mais, a qualidade da cultura que realizamos no Brasil”, destacou Zapellini.