FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ FCC e Comccri abrem temporada de Fóruns Integrados de Cultura de Criciúma
Evento será realizado entre os dias 23 e 27 de março, e irá eleger nova diretoria do Conselho de Cultura do Município
  • Data: 12/03/2020 - 06:01:00
  • Última Atualização: 12/03/2020 - 06:02:24
  • Texto: Fábio Pereira
  • Foto: Arquivo/Decom
$noticia->title

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC) em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Comccri), irá promover uma semana de Fóruns Integrados de Cultura, entre os dias 23 e 27 de março. O evento será realizado na Fundação Cultural e na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e contará com uma programação extensa, que tem o objetivo de debater assuntos relacionados à cultura da região. A programação inicia com uma formação para conselheiros, intitulada “Qiah Salla”, que tratará assuntos relacionados a atuação de novos conselheiros. Durante os fóruns também será realizada a eleição para conselheiros da sociedade civil.

De acordo com Ismail Ahmad Ismail, presidente do Conselho Municipal de Cultura, a expectativa é de uma boa participação de público. “Vamos tratar e discutir os rumos das Políticas Públicas e prioridades dos setores de arte e cultura para os próximos anos. É muito importante a participação da sociedade civil para trazer sugestões e também para que se faça a eleição da nova diretoria do conselho”, afirmou Ismail. O evento encerra no dia 27 de março, com uma formação na FCC, ministrada por Clairton Rosado, doutor em Música/Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o tema “O Papel do Conselheiro”.

A importância da capacitação de Conselheiros

Durante os fóruns também será realizada uma capacitação obrigatória para novos conselheiros. A capacitação tem como objetivo abordar junto aos conselheiros e sociedade três importantes temas: O papel de um conselheiro de cultura; funcionamento dos conselhos e das instâncias de pactuação - conceito e prática, e reflexão sobre formas efetivas de atuação do conselho.

Assim a formação aborda assuntos práticos sobre a atuação do conselho: documentos que podem emitir, limite de poderes, formas de dialogar, reserva institucional e outros; além de repassar informações amplas sobre os principais documentos de desenvolvimento cultural e sustentável do Brasil e do mundo, e como eles dialogam com a realidade local.

Programação

Dia 23 -  Formação de Conselheiros de cultura – Com Clairton Rosado, “Qiah Salla”, das 19h ás 22h, na Fundação Cultural de Criciúma.

Oficina de Capacitação para conselheiros na FCC – É obrigatório para candidatos ao conselho.

No dia 24 ás 19h, será realizado o Fórum Setoriais na Unesc - Dança, Patrimônio Histórico, Livro e Literatura.

Dia 25 - Local: Fundação Cultural de Criciúma - Reunião centralizada do Conselho Estadual de Cultura.

Dia 26 - Ás 19h na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) - Fórum Setoriais - Artes Visuais, Teatro e instituições de ensino.

Dia 27 - Fórum Setoriais na FCC - Audiovisual, Música e Cultura Popular. Horário: 18h ás 22h.

 

Encerramento – Atuação dentro do Conselho de Cultura – Formação: “O papel do Conselheiro” - Com: Clairton Rosado.

 


Copyright © Diretoria de Tecnologia da Informação | Prefeitura Municipal de Criciúma