Para resgatar e difundir por meio da fotografia a história da cidade de Criciúma, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) lançou a edição 2012 do Concurso Fotográfico Faustino Zappelini. A cidade em movimento é o tema desta edição, que está com inscrições abertas a partir desta sexta-feira (19), no site da Fundação, por meio do endereço www.fundacaoculturalcriciuma.com.br. O prazo final para cada foto ser considerada inscrita é 10 de dezembro.
Para o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), o concurso é também uma forma de revelar os artistas da região, pois se trata de uma competição aberta ao público em geral. “Não aceitamos a participação de funcionários da prefeitura, da Fundação, de empresas patrocinadoras e de vencedores da edição anterior do concurso”, explicou.
Ele explica que cada candidato pode concorrer com no máximo três fotos inéditas, produzidas há menos de um ano. As imagens devem ser reveladas em tamanho 20x30, em colorida ou em preto e branco.
O vencedor do concurso será premiado com uma TV LCD de 24 polegadas. O segundo colocado ganhará uma câmera fotográfica semi profissional e o terceiro uma câmera portátil. “As fotos expostas em busdoor entre os meses de março e abril de 2013.
O fotógrafo içarense Bruno Dal Pont, conhecido como Neka já participou duas vezes do concurso e foi o vencedor em um ano. Para ele, é uma oportunidade excelente para quem é apaixonado pela arte de fotografar. “Quando participei podia enviar fotos de outras cidades e venci com uma foto da barragem do Rio São Bento, de Nova Veneza. Agora já estou pensando o que poderei apresentar sobre o tema, quero entrar na briga para ganhar outra vez”, disse ele.