FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Estudantes de Itá visitam Mina e encontram filho ilustre na cidade
Visitantes do Oeste viajaram nove horas para conhecer a Mina de Visitação Octávio Fontana
  • Data: 04/11/2011 - 05:27:00
  • Última Atualização: 04/11/2011 - 05:30:45
  • Texto:
  • Foto: Mateus Mastella
$noticia->title

A recém-inaugurada Mina de Visitação Octávio Fontana atende uma semana e atrai turistas de diversas partes do Estado. Nesta sexta-feira (4), um grupo de estudantes viajou mais de oito horas de Itá, no Oeste Catarinense, a Criciúma para conhecer o novo ponto turístico do Sul. Em seguida, a excursão passou pelo Parque das Nações Cincinato Naspolini.

O prefeito Clésio Salvaro encontrou a turma do 3º ano do ensino médio do colégio Valentim Bernardi e convidou os jovens para visitar também o Parque das Nações Cincinato Naspolini. “Nos orgulha muito receber estudantes e visitantes de outras partes do Estado. Criciúma agora está preparada para receber turistas”, afirmou o chefe do executivo.

O passeio pela Mina de Visitação integra um projeto encabeçado pela professora de geografia Maira Salete Braun. “Nós estamos falando para os nossos alunos sobre a importância do carvão como matriz energética para o Brasil. Temos uma hidrelétrica na nossa cidade, um produto totalmente diferente. Amanhã (5) nós vamos à termelétrica de Capivari de Baixo e ver esse processo de perto é uma experiência ótima para eles”, considera.

Um dos 15 estudantes do Oeste, Thalison Francisco Moschetta, aprovou a visita pelos pontos turísticos de Criciúma. “Achei a mina bem interessante. Não consigo imaginar, mas deveria ser muito sofrido o trabalho das pessoas para pegar o carvão”, refletiu. “Já o Parque é enorme, com uma estrutura espetacular para shows”, encantou-se o garoto.

Surpresa
Para receber os turistas, o prefeito levou consigo o filho mais famoso da cidade natal dos visitantes, ex-jogador do Criciúma Antônio Luiz Sartoretto, o Itá. Ele carregou o nome do município onde nasceu pelos gramados de todo o país jogando futebol. Em Criciúma, alcançou as maiores glórias da vida. Na maravilhosa campanha do Tigre campeão da Copa do Brasil de 1991, carregava a braçadeira de capitão do maior time da história de Santa Catarina.

O encontro surpreendeu aos dois lados. O “capitão” Itá demonstrou toda a satisfação e relembrou as origens. “Eu jogava de meia e ponta-esquerda nos campinhos de lá. Tenho muita saudade e vou pelo menos três vezes por ano à minha cidade”, contou.


Texto: João Pedro Alves SC 04171 JP
Diretoria Executiva de Comunicação

 


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma