Dois livros de poesias lançados, mais um projetado para 2014 e os rabiscos do início de uma trilogia. A cidade do carvão também é berço de grandes escritores como Fernando dos Anjos, que desde os 12 anos já brincava com papel e a caneta. Hoje, o escritor preside da subsecção de Criciúma da Academia de Letras do Brasil, junto a mais 11 integrantes. Ele representa a entidade na 8ª edição da Feira do Livro de Criciúma mostrando o trabalho feito aqui para milhares de pessoas que passam pela Praça Nereu Ramos até a próxima semana.
De acordo com ele, os escritores da região têm grande capacidade para se destacarem. “Nós precisamos buscar mais forças na cultura. Precisamos deixar mais jovem a cara da Academia e expandir os trabalhos da cidade para todo o Brasil e exterior”, avalia dos Anjos.
O escritor agradeceu o espaço cedido pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), fomentando seus trabalhos. “As pessoas estão interessadas no nosso trabalho. Passam, perguntam, apreciam nossas obras”, conta.
Para o presidente da FCC, Sérgio Zappelini, é crucial o envolvimento dos autores da região para fomentar a cultura local. “Eles movimentam a literatura e são exemplos para novos escritores. Temos muito a agradecer e incentivar cada um”, pontuou Zappelini.
Projeto da Academia é realizado nas escolas
“Nós fazemos o possível e o impossível para que, por meio da leitura, possamos crescer em educação, que é o que o país inteiro precisa”, afirmou dos Anjos. Ele, junto aos demais integrantes da Academia, realiza trabalhos nas escolas da região para instruir os alunos à escrita, tal como à criatividade e a produção cultural.
“Quando eu era criança escrevi diversos textos que acabei jogando fora e como eu muitos acabam fazendo isso hoje. Queremos juntar os escritos dos alunos para montar um livro. Desta forma eles vão querer continuar escrevendo”, acrescentou.
Encontros ocorrem na última sexta-feira do mês
A secção em Criciúma contém 40 cadeiras. Faltando ainda 29 cadeiras para serem preenchidas, a Academia está aberta para que os interessados possam fazer parte das reuniões, mostrando seus trabalhos. Elas ocorrem geralmente na última sexta-feira do mês na Casa de Cultura Neusa Nunes Vieira, na Praça Nereu Ramos.
Confira a programação da Feira em http://criciuma.sc.gov.br/site/servicos/geral/programacao_feira_do_livro-137