Para comemorar o Dia do Bibliotecário, celebrado hoje, 12 de março, a Biblioteca Municipal Donatila Borba promove o projeto “Leia e Repasse”. A ação que teve início às 10h30 se estende até as 16h em frente à Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, na Praça Nereu Ramos.
Conforme a Gerente de Equipamento Cultural da Biblioteca, Carolina Rosa Braga, estão à disposição do público que circular pela praça, 200 exemplares entre outros, romance, literatura, conto, história, biografia, infantis. No projeto “Leia e Repasse”, a intenção é que o livro seja retirado, lido e repassado a outro leitor, sem necessidade de devolução à biblioteca. “Desenvolvemos este projeto o ano passado no Terminal Central, com 80 exemplares e foi muito bom. Aqui a ideia é prestigiar também quem trabalha no comércio e nem sempre encontra tempo para a leitura”, destacou.
Com a intenção também de despertar o hábito da leitura e oportunizar o acesso, segundo Carolina, a expectativa é que o projeto hoje consiga atingir aproximadamente 500 pessoas. “Os livros, infelizmente, ainda são muito caros e esta é uma boa oportunidade de ter um em mãos. O livro é um vício que só faz bem”, salienta. Para a gerente o “Leia e Repasse” é também importante ferramenta de divulgação da Biblioteca Municipal Donatila Borba. “A biblioteca tem 18 mil títulos à disposição e as pessoas precisam saber que tem um rico universo de conhecimento à disposição”, salienta.
“Atravessando a Escuridão, Memórias de um Comunista Casual”, de David Coimbra e “A Revolução da Esquerda e a Invenção do Brasil”, de Cristovam Buarque, foram as escolhas do aposentado José dos Santos Cardoso, de 65 anos, que aproveitou entre um compromisso e outro quando passava pela Praça para conferir o projeto. “É uma iniciativa excelente. Ler nos traz conhecimento, o que é muito importante para lidarmos com diversos setores da vida”, comentou. A biblioteca municipal funciona anexa ao Teatro Municipal Elias Angeloni.