FUNDAÇÃO CULTURAL
DE CRICIÚMA
\\ Descendentes de italianos se reúnem no 54º Café Bergamasco
Confraternização promovida pelo Circolo Bergamasco di Rio Maina avança para o sétimo ano de resgate da cultura dos ancestrais
  • Data: 30/03/2014 - 06:09:00
  • Última Atualização: 30/03/2014 - 06:10:56
  • Texto: João Pedro Alves – SC 04171 JP
  • Foto: João Pedro Alves
$noticia->title

Um grupo de italianos da região de Bérgamo desembarcou no Brasil, em meados do século XIX, para tentar uma vida melhor e acabaram escolhendo as terras em que atualmente estão a Grande Rio Maina. Mais de duas gerações depois, os descendentes mantém viva a memória e os valores culturais com o Circolo Bergamasco di Rio Maina, associação destinada a este fim. O Café Bergamasco, uma das principais iniciativas da entidade, chegou, neste domingo (30), à 54ª edição.

Tradicionalmente sediado nas próprias casas de descendentes de bergamascos (gentílico de Bérgamo), o café teve a reabertura para a temporada 2014 na residência da família Scotti. Segundo a presidente do Circolo Bergamasco di Rio Maina, Carolina Grassi, os cafés são promovidos sempre nos últimos domingos de cada mês, de março a novembro. “Estamos há sete anos com este evento e recebemos não somente famílias bergamascas, mas também pessoas com antepassados de outras regiões da Itália e admiradores da cultura”, disse Carolina.

Visitantes de Caxias do Sul estiveram no local para acompanhar a festa. O grupo veio conhecer os parentes da família Macarini de Criciúma e aproveitaram para ir ao café, que ficaram sabendo através da internet. A integração de todas as famílias, para o prefeito Márcio Búrigo, consiste a grande missão do evento. “Esses abnegados merecem todo respeito e admiração pela preservação da cultura e de um ambiente realmente familiar”, destacou o prefeito, que visitou a casa dos Scotti.


Copyright © Diretoria de Tecnologia e Inovação | Prefeitura Municipal de Criciúma