O município de Criciúma integra o Colegiado de Cultura e Turismo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e estará presente no vídeo turístico, que será lançado na noite desta segunda-feira (04), a partir das 19h30min no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. O projeto foi feito em parceria entre a Amrec e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O vídeo, que começou a ser desenvolvido em 2018, tem como objetivo unir as cidades da região para tornar o turismo mais forte. “O Colegiado sentiu a necessidade de ter um material à altura da nossa região, para divulgar a cultura dos nossos 12 municípios. Então a gente foi em busca de uma parceria com a Assembleia Legislativa, onde conseguimos que a TV AL, produzisse esse material contemplando as potencialidades turísticas e culturais”, conta a presidente do Colegiado, Annye Bagio.
Foram mais de 14 horas de gravação para chegar ao resultado final, que foi dividido em duas etapas: um documentário que conta a história da região e os seus potenciais turísticos, e um vídeo comercial que vai ser usado em feiras e congressos para divulgação. “O vídeo retrata a realidade dos 12 municípios da Amrec, dos seus potenciais gastronômicos, turísticos, culturais, religiosos, englobando todos os setores do turismo. E também não deixando a cultura de lado porque a gente sempre fala que cultura e turismo tem que andar de mãos dadas e esse material vem realmente para selar essa união”, afirma Annye.
Para o diretor de turismo da Fundação Cultural de Criciúma e membro do colegiado, Ismail Ahmad Ismail, a ideia é regionalizar o turismo e tornar os atrativos mais conhecidos. “Queremos que os municípios se unam para que o turista possa ficar mais tempo na cidade e região, e que tenha outras opções de lazer”, conta. “Além disso, como o nome sugere “Quatro estações, turismo o ano inteiro”, sugere 12 meses de visitação. Realmente existe uma variedade de atrativos para as quatro estações do ano”, declara.
No local do evento, cada cidade terá seu estande para divulgar os pontos turísticos e a expectativa é que aproximadamente 300 pessoas estejam presentes no evento.