A aptidão recentemente descortinada para o turismo motivou Criciúma a apresentar ao mundo os atrativos contidos nos pouco mais de 230 mil quilômetros quadrados de território. Um novo canal virtual especialmente para os interessados em visitar o maior município do Sul de Santa Catarina vai ser apresentado oficialmente na próxima segunda-feira (25), às 15h, no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal em evento para imprensa e convidados. A Fundação Cultural (FCC) terá a responsabilidade da manutenção do novo site incluído no portal do Governo do Município.
Acostumada a receber executivos de empresas por conta dos negócios e de eventos ligados a setores da economia, Criciúma ficou estigmatizada como cidade de turistas de negócios, de acordo com o presidente da FCC, Sérgio Zappelini. A realidade atual, para ele, é outra. “Com o advento do Parque das Nações e da Mina de Visitação, passamos a ter algo para vermos em termos turísticos. Por conta disso, há a necessidade de que estas pessoas que vêm nos visitar sejam guiadas”, ressalta.
A página na Internet oferece aos visitantes uma ampla agenda de Criciúma. Em local de destaque, apresenta pontos turísticos, locais tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal e fotos históricas. Informações relativas à história da cidade, galerias de fotos dos principais lugares e um rol com os ex-prefeitos estarão disponíveis aos interessados em agregar conhecimento contextualizado.
O guia completo do viajante indica também uma série de opções de hospedagem e restaurantes. Para proporcionar ainda mais opções ao turista, há também a agenda de eventos. Interessados em promover seu estabelecimento, festa, feira ou apresentação cultural pode entrar em contato com a FCC para confirmar a inclusão de sua marca no site através do e-mail fundacaoculturalcri@hotmail.com.
A expectativa da FCC, de acordo com Zappelini, é de que o novo canal para o turista venha a se tornar um apoio ao turismo regional. “Muitas pessoas vêm para nossas cidades vizinhas, principalmente da Região Carbonífera e ficam em Criciúma por ter maior estrutura. Reforçamos assim o nosso papel de cidade polo”, exalta.