A cada ano que passa as ações voltadas para o canto coral tem ganhado mais força em Criciúma. Tanto, que o município trabalha para que a Temporada de Corais seja fixada no calendário do Governo do Estado para a garantia do recurso anualmente. Na manhã desta segunda-feira (11) o prefeito Clésio Salvaro e o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Sérgio Zappelini, estiveram reunidos com cinco deputados do Sul para solicitação de apoio.
Ficou acordado que o presidente da FCC redigirá um documento nesta tarde falando sobre a necessidade da continuidade do evento. “Queremos encontrar uma forma de o município não precisar mais solicitar o apoio do Estado, que o repasse seja fixo, um compromisso”, salientou Zappelini dizendo que os deputados Valmir Comin, Adilor Dóia Guglielmi, Manoel Motta, Joares Ponticelli e José Nei Ascari se comprometerem em discutir a situação.
A 3ª Temporada de Corais acontecerá de agosto a novembro de 2012. O evento é promovido pela FCC, Associação Coral de Criciúma e Associação Latino Americana de Canto Coral (Alacc). A temporada integra Fóruns de músicas, oficinas de canto coral para regentes do Brasil, Mostra de corais na Catedral São José, evento de Gala no teatro Elias Angeloni, com um coral nacional e outro internacional e a programação encerra na última semana de novembro com o Festival Internacional de Canto Coral, para o qual já estão confirmados 50 corais, sendo sete internacionais.
Paralela as ações realizadas em Criciúma, a FCC ainda leva apresentações para 20 municípios do Estado, dentre eles: Tubarão, Araranguá, Cocal do Sul, Urussanga, Braço do Norte, Laguna, Orleans, Siderópolis, Forquilhinha, Nova Veneza e neste ano também em São José. “Além das cidades haverá apresentações nas empresas, escolas particulares, municipais e estaduais, terminais, igrejas e praças Nereu Ramos e do Congresso”, destacou o presidente.
A 3ª Temporada de Corais contará com a participação de mais de dois mil coralistas.