A supremacia da arte musical invade Criciúma em um dos mais tradicionais eventos culturais da cidade. Em noite de gala nesta quarta-feira (21), a abertura do XIX Festival Internacional de Corais encantou a plateia do Teatro Elias Angeloni. A programação oferece, em vários locais espalhados pela região, um intercâmbio cultural através das apresentações de grupos oriundos de países sulamericanos, como Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai.
Popular e erudito se misturaram na primeira noite do festival. A abertura ao espetáculo dos corais foi realizada com o encontro da Orquestra Sinfônica e a Associação Coral de Criciúma. A noite seguiu com a juventude do coral e grupo de canto do Colégio São Bento, também da cidade anfitriã. Encerrando as apresentações, o Coro Metropolitano de Sucre (Bolívia) foi o primeiro grupo internacional a mostrar sua arte aos catarinenses.
O cronograma de apresentações continua até sábado por toda a região. As boas-vindas oficiais aos coralistas visitantes ficaram por conta do prefeito Clésio Salvaro. “Saudamos a todos, desejamos que sintam-se bem na nossa acolhedora cidade. O Festival de Corais faz parte do calendário de eventos e da vida do criciumense. Vamos procurar fazer o melhor de todos neste ano”, afirma o chefe do Executivo Municipal.
O presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Sérgio Zappelini, manifestou a felicidade ao assistir à exibição da Orquestra Sinfônica em conjunto com a Associação Coral de Criciúma. “Acabei de ir às lágrimas. Estamos aqui graças à ideia proposta pela Associação Coral há 20 anos de realizar este grande encontro de corais. Antes de entrarmos para a FCC, encontramos um festival esquecido e firmamos o compromisso de reeguê-lo. Hoje ele está espalhado pela região e no ano que vem queremos torna-lo sul-brasileiro”, revelou.
O incentivo à cultura em Criciúma foi destacado na fala do presidente da Associação Latino-americana de Canto Coral (ALACC), Telmo Engelmann. “Conheço quase 50% dos municípios brasileiros e posso afirmar sem dúvidas que não há um trabalho igual ao de Criciúma no sentido de estimular a arte do canto coral”, garantiu.
Coral chileno se apresenta no prédio da prefeitura
Funcionários da prefeitura tiveram o privilégio de conferir em primeira mão uma palhinha do preparado pelo Coro Camara Contrapunto, de Santiago (Chile). A apresentação do grupo está marcada para a noite desta quinta-feira (22), no Teatro Elias Angeloni. A programação completa do evento encontra-se no www.fudacaoculturalcriciuma.com.br